terça-feira, 21 de abril de 2009

Celebrando o Dia da Terra


No culto helênico podemos distinguir bem dois tipos de ritos: os ritos olímpicos e os ritos ctônicos. Como o nome bem afirma, os ritos ctônicos são aqueles relacionados aos deuses de baixo, do mundo inferiror ou que têm ligação com a terra e a fertilidade, a quem nós chamamos de Ctônicos. Entre esses encontramos a deusa Gaia, filha do Caos. De seios fartos, Ela é o suiporte de tudo quanto existe, até mesmo de nós, conforme nos conta Hesíodo.
O Dia da Terra não se encontra dentre os festivais antifos, mas sim é uma das adaptações modernas, assim como a Heliougenna. O Dia da Terra foi criado no ano de 1970, quando o senador norte-americano Gaylord Nelson convocou o primeiro protesto nacional contra a poluição. A partir de 1990 outros países começaram a aderir à celebração da data.
Enquanto politeístas helênicos, nós aproveitamos a data para honrar a Deusa Géia , ou Gaia , como é mais comum ouvir-ms ou lermos o nome dEla.
Nesse dia podemos ofertar fruotos, fazer preces, erguer hinos e libações ( lembrando que aos deuses ctônicos ofertamos e libamos no estilo khoés/choé, no qual a oferta é enterrada e o líquido da libação derrubado no chão, de modo que ensope o chão literalmente. Há inclusive a possibilidade, de quando o rito for realizado a céu aberto, o altar e ser feito em um buraco no chão, a que nós chamamos bôthros.
Aqui segue um esquema simples para a celebração do festival.

* Purificação
* Pompê ao local do rito, ou então circumbulação pelo altar será realizado o festival,caso ela seja feito em casa ou num lugar de espaço restrito.
* Declame os Hinos Homéricos e/ou Órficos à Ela.
* Faça a libação , derrubando com as mãos o pote onde está o líquido de modo que ele seja derramado no chão.
* Entregue as ofertas
* Eventualmente, faça os agradecimentos ou os pedidos à Ela.
* Declame hinos, poesias, escute música, use oráculos... esse é o momento mais pessoal e íntimo do festival; na antiguidade esse seria o momento do agon, mas como hoje, é mais comum encontrarmos helenos solitários, essa possibilidade é mais viável.
* Encerre o festival, agradeça a Ela em frases como " Géia, eucharisto para polý, ouve minha canção e nos encontraremos novamente".


Lembretes

= Libação e ofertas do tipo khoés, não são compatilhadas;
= Pode-se decorar o altar com terra, pedras, frutas...
= Ofertas: frutas como romã, maçãs verdes, cacau, cupuaçu , fruta-pão (mocambo)...
= Libação = Leite, mel, água, suco das frutas acima referidas;
= Hinos : http://helenismo.forumeiros.com/hinos-e-preces-antigos-f5/hino-homerico-a-geia-t384.htm ; http://helenismo.forumeiros.com/hinos-e-preces-antigos-f5/hino-orfico-a-gaia-t383.htm

Nenhum comentário:

Postar um comentário