sábado, 18 de abril de 2009

A Ponte Hermética


Do nome de Hermes derivou o adjetivo "hermético", de origem erudita. Esta remota à difusão do Corpus Hermeticum, um conjunto de obras sapienciais, místicas, astrológicas e mágicas qie na Renascença , graças a Pico della Mirandola e Marsilio Ficino difundiram-se amplamente no meio culto ,ganhando uma nova leitura filosófica , e fez muito sucesso por longo tempo.

No começo do século XX, o adjetivo tomou novo sentido; enriqueiceu-se por sua associação com uma escola literária. Hermético e hermetismo passaram a indicar um estilo ("difícil", complexo, rico em simbolismo).

É sem dúvida interessante a evolução semântica desse adjetivo derivado do nome do deus Hermes.Mas fundamentalmente, o sentido do adjetivo "hermético" se conformou e evoluiu a partir de uma ligação com as ciências ocultas, em especial a alquimia e a astrologia. Seu emprego mais simples de "relativo a Hermes" é mesmo raro. Mas não pode ser considerado menos impertinente. Karl Kerényi, o empregou assim na Conferência de Eranos, por ele mesmo dedicada a "Hermes der Seelenfübrer", fonte do livro publicado após sua morte. Prefaciando-lhe, essa obra póstuma, sua esposa, Magda kerényi, ecoou uma tese que o helenista deixara em esboço: a de que era preciso agregar ao par conceitual nitzscheano "apolínei/dionisíaco": o termo "hermético", que possivelmente corresponderia a um campo de ligação , uma interface entre os dois polos.

Nenhum comentário:

Postar um comentário