segunda-feira, 14 de junho de 2010

Arrephoria

A Arrephoria é um dos festivais em honra de Athena que precedem a Panathenéia (Seu aniversário) e relembra o mito da descoberta de Erictônio, o pseudo-filho de Athena, pelas sacerdotizas filhas de Kekrops, o governante de Atenas. A deusa confiou-lhas o dever de guardá-Lo sem que Ele fosse descoberto, mas não resistindo a curiosidade duas das sacerdotizas abriram o cesto para ver o que estava ali dentro e ao verem Erictônio como homem-serpente não aguentaram a visão aterradora e precipataram-se de Acrópole morrendo.

Pseudo-Apolodoro em sua biblioteca narra no volume 3 de sua Bibliotheca o evento da seguinte maneira:
"Alguns dizem que Erictônio é o filho de Hefesto e da ninfa Átis, filha de Cranus, e outros dizem que Ele é filho de Hefesto e Athena, nascido da seguinte maneira: Athena foi até Hefesto com o desejo de forjar algumas armas, mas ele, após ter sido abandonado por Afrodite, apaixonou-se por Athena, e persegui-a, tendo Ela conseguido escapar dos seus abraços. Então quando finalmente tentou chegar aproximar-se d'Ela, barulhento que era, tentou-a agarrá-la, mas Ela, Virgem que era, esquivou-se do abraço tendo o sêmem d'Ele com a divina semente caído sobre a perna da Deusa. Desgostosa, varreu-a de sua perna com uma lã e jogou-a no chão, indo embora em seguida. A lã no chão fez escorrer a semente até a terra que fertilizada fez nascer Erictônio.  Athena trouxe-o desconhecido aos deuses e desejosa de fazê-lo imortal,o depositado em um baú, deixou-o sob a tutela de Pandrosos e suas irmãs, todas filhas de Kekrops, ordenando-lhas que não abrissem a arca. Mas as irmãs de Pandrosos por curiosidade abriram-no e viram a serpente enrolada sobre o bebê, Segundo alguns, elas foram destruídas pela serpente, mas outros também dizem que elas foram levadas à loucura pela ira de Athena e atiraram-se da Acrópole. Tendo sido criado por Athena em seu recinto, Erictônio expulsou Amphikttyon e tornou-se Rei de  Atenas; também construiu a imagem de Athenas na Acrópole e instituiu o festival das Panathenéias.¹
O festival é comemorado no terceiro dia do mês de Skirophorium, que tem seu nome de um festival também dedicado a Ela, a Skirophoria. Durante o festival as arrephoroi, duas sacerdotizas que supostamente passaram o ano no templo de Athena Polias, a guardiã da cidade. Durante um ritual noturno e secreto a Sacerdotiza de Athena entregava às jovens um pacote secreto, daí o seu nome "arrephoroi', aquelas que levam as coisas não dita, portadoras daquilo que não deve ser dito; então elas o levam por caminhos secretos até o santuário de Afrodite, nos jardins trazendo outro de volta. Marcando após isso a sua subtituição no serviço em favor de duas outras jovens garotas também na mesma faixa etária, segundo alguns autores, entre 7 e 11 anos.  Era comum durante o festival a oferta de oliveira, bem como também pode-se supor, do orvalho da oliveira, já que o festival também atendia pelo nome de Ersephoria (carregando orvalho, segundo Alexandra Nikasios).

Sugiro aqui um ritual para adaptação bem simples, consistindo basicamente de uma oferta e libações.
- Prepare o altar, onde além do material habitual como velas, incensos, símbolos e recipientes pra receber ofertas e libações você pode colocar imagens de Athena e também de Afrodite.
- Purifique o local com água lustral.
- A Álex sugere que antes do rito em  uma caixa ou baú você deposite uma oferta, dispondo a caixa após isso sobre o altar. Eu sugiro que como oferta um bracelete em forma de serpente, ou algo relacionado à serpentes, já que ele simbolizará Erictônio, o Homem-Serpente. - Como de costume, acenda a vala do altar e recite o hino Homérico para Héstia.
- Então faça uma pequena prece de abertura para Athena honrando-o com os epitetos que possa haver relação com o mito de Erictônio. Aqui também pode ser feita uma prece a Athena.
- Jogue um punhado de cevada (aveia ou cerveja também podem ser usadas, caso você não tenha ou encontre cevada) sobre a caixa com o presente e sobre sua oferta propriamente dita, que a Álex sugere como sendo um pastel de queijo, mas também podem ser oliveira, figos; lã ou flores como o lírio e o gerênio, além de outras ervas aromáticas. E maçãs, frutas, doces ou  romã para Afrodite.
- Após isso faça uma dedicação daquilo que está sendo ofertado como sendo para Athena; pode ser algo como 'para ti, Athena, deusa orvalhada de olhos de coruja..." o mesmo para Afrodite
- Então retire as partes dedicadas à Athena e à Héstia, e também a Afrodite.
- Após a oferta segue-se a libação, onde você honrará Athena como Ela aparece no mito.

Tudo que aqui está em tua honra, ó Atena
para ti, Atena, Toda Orvalhada
Providente e Protetora da Cidade
A ti, Senhora Parthénos kai Mater
He Theós Hefaistia
Khalkioikos, moradora da casa de broze reluzente
Óh Stenias, exfaristo para polý
recebe o que eu te oferto
com dedicação e em respeito de todo coração, honra e espírito

Algo semelhante pode ser feito para Afrodite, honrando-a como a Estrela Matutina, a responsável pelo orvalho. A libação pode ser feita com água mineral, ou caso haja possibilidade água de chuva ou orvalho que deve ser colhido anteriormente. Outra alternativa talvez seja a água com pétalas de rosas ou folha de oliveira  decantada no dia anterior. Após isso você pode pegar a caixinha com o presente para Athena e escondê-la. até a Panathenéia no próximo mês. Uma última libação é feita em horna de Héstia e encerra-se com uma prece final de agradecimento.

_______________
¹ - minha tradução daqui

Nenhum comentário:

Postar um comentário