terça-feira, 15 de fevereiro de 2011

Kala Anthesteria

Kala Anthesteria ton pan hellenoi!

Então, finalmente é chegado os dias de Anthesteria! Dioniso volta à superfície depois de sua hibernada no mundo de Hades. As mênades cantam e rodopiam sua volta, com barulho e bebedeira. As flores irrompem o solo, é chegada a estação da vida. Não vou me repetir em explicações sobre as Anthesterias pois isto já foi feito em vários lugares como na página oficial do RHB, então minha proposta aqui é apenas apresentar um modelo simplificado de celebração para este festival que é sem dúvida um dos maiores do calendário helênico. 



1° Dia - Pythoi (a abertura dos jarros)
Os pythoi são os jarros onde o vinho é guardado para ser fermentado. É no primeiro dia das Anthesteria que eles são abertos. Então a minha sugestão é o seguinte: Providencie uma quartinha ( se você não sabe o que é isto, clique aqui para ver a imagem). Essa quartinha pode ser decorada com motivos que te remetam à data. A imagem de culto pode ser uma  estátua ou uma máscara, particularmente eu prefiro as máscaras devido à importância das mênades e sátiros nesse festival.  Feito isso você pode fazer uma espécie de procissão, ou caso o espaço seja pequeno ou você não tenha privacidade para rondar o lugar, podes ficar circumbulando o espaço onde o altar está montado. Uma parte do vinho pode ser ofertado misturado com água, conforme ensinado por Dioniso aos gregos. Caso você tenha liberdade, você também pode fazer bastante barulho, ou tocar uma música "extasiática" (como The Bacchia Dance of Nymphe, do Daemonia Nymphe) semelhante às mênades tentando acordar Dioniso do seu sono no Hades. 


2° Dia - Khoé  (Festa dos Cântaros)
O segundo é o dia da festa dos  Khoés, vasos enormes contendo vinho que é ofertado à Dioniso em libação. Antes de tudo, os altares da casa devem ser cobertos durante esses três dias de celebração, então pegue um pano e os cubra. Em seguida você pode criar um altar alternativo, temporário, para Ele num lugar não comum de sua casa, já que na antiguidade esse festival era celebrado no tempo de Dioniso Lenaios, na saída da cidade próximo ao pântano. Esse dia marca a libertação daquilo que separa mundo dos mortos e mundo dos vivos, sendo assim é comum que fantasmas possam aparecer, como forma de prevenção os gregos passavam piche nas portas e mascavam ramos de arbusto durante o período das manhãs. Uma alternativa que tenho usado nos últimos festivais é marcar as portas sumo de folhas de parreira e também mascar algumas durante a manhã. Uma celebração com amigos é sempre bem vinda e crianças também podem participar, seja você lhes dando presentes ou suco de uva com um pouco de vinho. Guirlandas podem ser confeccionadas e depois ofertadas no altar temporário. 


3° Dia - Khytroi (Festa dos potes)
É a celebração do Hiero gamos de Dioniso e Ariadne, que durante o festival é feito através das núpcias da mulher mais importante da cidade com um homem escolhido que se coloca mascarado como Dioniso. Nos dias atuais podemos celebrá-lo recontando de alguma forma o mito de Dioniso e Ariadne, seja pela leitura, encenação, pintura ou escrita, música...Danças são feitas em torno da máscara do altar, e brincar de balanço relembrando a história de Erígone também são atividades que podem ser incorporada. Outra celebração   importante deste dia é a festa da Hydrophoria, onde acontece a procissão das carregadoras de água, recontanto o mito do Dilúvio, no final a água era libada em uma fenda da terra. Sugiro que um buraco seja feito na terra e lá a água seja ofertada.. Neste dia também se faz a refeição dos mortos; uma refeição especialmente preparada com vegetais cozidos e mel é oferecida para os mortos e Hermes Pyscopompe, acontecendo após isso o banimento dos mortos. 

Nenhum comentário:

Postar um comentário